- Atualizado em

Rodrigo Pasa é o novo presidente do Sindap, em Cascavel

Nova gestão busca unir e profissionalizar o setor de panificação

compartilhe

Por Priscila Aguiar

O Sindicato da Indústria da Panificação do Oeste do Paraná – Sindap tem como presidente da gestão 2021-2024 o empresário Rodrigo Pasa, proprietário de uma panificadora em Cascavel. Além de conhecer de forma aprofundada o segmento, a relação dele com a entidade é antiga: já atuou como vice-presidente na gestão liderada por Luiz Francisco Kleinibing e como diretor de comunicação na gestão de Gilberto Luiz Bordin, a quem está sucedendo.

A nova gestão já tem suas prioridades bem definidas. O empresário entende que o sindicato, que hoje representa mais de 50 municípios da região Oeste, precisa buscar a união do setor, um dos mais expressivos do Brasil. “Por metro quadrado, é o que mais emprega no Brasil, além de ser o primeiro emprego de muitos jovens. Por isso, precisamos nos unir, e não nos enxergarmos como concorrentes, para ganharmos em competitividade”, explica.

Além de ser uma grande empregadora, a área de panificação é uma das que mais se reinventa. No ano passado, a crise gerada pela Covid-19 fez com que o faturamento do setor caísse no Brasil: de R$ 95,08 bilhões, em 2019, para R$ 91,94 bilhões, em 2020, segundo dados do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria. “Fomos muito impactados pela pandemia. Ao mesmo tempo, conseguimos nos reinventar rápido e vimos crescer as oportunidades de delivery e de outros formatos de venda, o que nos deixa otimistas para este ano”, comenta Pasa.

Foco em novos benefícios e qualificação

Visando um cenário de recuperação, proprietários da panificação precisam potencializar os investimentos nos negócios. E uma das vantagens para quem se associa ao Sindap é a Central de Compras Compartilhadas, que oferece aos associados a possibilidade de adquirir suprimentos de forma coletiva, com até 30% de desconto. “É uma maneira de ajudarmos o setor a reduzir seus custos”, conta.

Além disso, por meio do Senai em Cascavel, a entidade oferece formação na área de panificação, o que deve ser potencializado na nova gestão. “Queremos focar em cursos não só de produção, como também de atendimento e de capacitação para os empresários, por meio de parcerias com o Sebrae com a Abip. Também estamos buscando apoio do município para fomentar esses treinamentos”, finaliza o presidente.

Conheça a gestão 2021-2024 

Diretoria

Presidente: Rodrigo Pasa

Vice-presidente: Leocir Pinheiro

Diretor-financeiro: Miguel Angelo Pedroso

Diretor-administrativo: Monica Pasa

Suplente: Lucivani Salini

Conselho fiscal

Efetivos: Izan Gomes de Lacerda, Marcelo Vascelai e André Rocha

Suplentes: Luiz Eduardo Guarana, Luiz Francisco Kleinibing e João Jandir Hartmann

Delegados representantes

Efetivos: Rodrigo Pasa, Leocir Pinheiro

Suplentes: Gilberto Luiz Bordin e Luiz Francisco Kleinibing

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política. Saiba mais.