- Atualizado em

Inteligência Artificial: caminho para o futuro da indústria

Hub do Sistema Fiep conecta empresas, startups, universidades e centros de pesquisa

compartilhe

por Roberto Hammerschmidt  

Parte da rotina de alguns engenheiros da Bosch, da unidade de Curitiba, consiste em avaliar, todos os dias, o desempenho das ferramentas de corte utilizadas nas máquinas. O objetivo deles é corrigir rapidamente eventuais desvios e otimizar a performance. A empresa já desenvolveu um sistema denominado Tool Management, por meio do qual disponibiliza informações sobre desempenho, durabilidade, custo, refugo e estoque das ferramentas estão disponíveis online. 

Porém, o grande volume de dados disponíveis impede um diagnóstico rápido das informações. “Leva-se um tempo considerável para que os engenheiros entendam e calculem quais ferramentas devem ser priorizadas levando-se em consideração todas as variáveis”, afirma Guillermo Meister, gerente de Engenharia e Manutenção da Bosch, em Curitiba. 

Para ajudar a resolver o problema, a companhia procurou o Hub de Inteligência Artificial, do Sistema Fiep, sediado em Londrina. O Hub vem auxiliando no aprimoramento do sistema para que as informações possam ser analisadas com mais facilidade e velocidade. Encontramos no Hub uma parceria para realizar o projeto com o objetivo de identificar as ferramentas que devem ser priorizadas pela engenharia. É por meio da inteligência artificial que conectamos diferentes fatores de dados”, conta Guillermo Meister, gerente de Engenharia e Manutenção da Bosch, em Curitiba. 

O Hub de Inteligência Artificial do Sistema Fiep é o primeiro do Brasil e tem como objetivo promover a adoção de tecnologias da área, como big data, machine learning e cloud computing, pelo setor industrial paranaense e brasileiro, com foco no aumento da competitividade das empresas.  Trata-se de um ponto de conexão de empresas, startups, universidades e institutos de pesquisa para demonstrar, na prática, como a inteligência artificial traz resultados concretos para os negócios. 

Informações inteligentes 

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite a computadores aprenderem, executarem e aprimorarem tarefas que são comumente associadas a seres inteligentes. Mas para que a indústria possa tirar o maior proveito dela, é fundamental que as empresas tenham uma base de dados digitais, ou dados passíveis de digitalização.  

Para o Hospital Israelita Albert Einstein, esse foi um fator determinante para começar a trabalhar com a IA. “A disponibilidade de dados é fundamental para a inteligência artificial. Dados estruturados e não estruturados, informações geradas a partir de equipamentos e sensoriamento humano e que estão na internet e nas redes sociais geram o big data (um grande conjunto de dados), que é a base para análises mais sofisticadas para a IA”, afirma José Cláudio Terra, diretor de Inovação da instituição.  

É com base nesses dados que o Albert Einstein tem feito vários experimentos com inteligência artificial nos últimos anos e, inclusive, criou um laboratório de inovação, contratando pessoas de áreas complementares, como engenheiros, para desenvolverem projetos de análise e conhecimento das tecnologias envolvidas. “Há cerca de cinco anos, começou a se falar do potencial da inteligência artificial na área de saúde. 

O que a gente fez foi aprender”, diz Terra. Diante da necessidade pelas empresas de se digitalizarem, o Hub de Inteligência Artificial oferece o serviço de assistência industrial, com coleta e gestão de dados de produção para gerar uma base de informações, além do monitoramento do nível produtivo das indústrias que ainda não fazem gestão automatizada e não possuem dados suficientes para aplicar a IA.  

“A inteligência artificial facilita a compreensão dos dados acumulados e insights relevantes para o contexto da empresa – e que muitas ainda não exploram”, afirma Muriel Mazzeto, consultor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Hub de Inteligência Artificial do Sistema Fiep. 

Confira os recursos do Hub.

Telefone: 43 3294-5114 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política. Saiba mais.