- Atualizado em

Parceria para o crescimento da indústria automotiva

DAF Academy é exemplo das ações do Sistema Fiep para o desenvolvimento do setor no Paraná

compartilhe

por Rodrigo Lopes

O setor automotivo é um dos mais importantes da indústria do Paraná. Principal responsável por um processo de mudança no perfil econômico do Estado – antes totalmente atrelado ao agronegócio –, o segmento hoje se destaca como um dos principais polos de produção de veículos e autopeças do país. Uma trajetória que sempre contou com o apoio do Sistema Fiep, com inúmeros projetos concretos em parceria com as empresas, e que ganha novo fôlego com ações de planejamento para impulsionar ainda mais a cadeia produtiva.  

A indústria automotiva paranaense é formada por quase 500 empresas, que geram mais de 36 mil empregos diretos. Em 2019, o Estado foi o segundo maior produtor de veículos no país, atrás apenas de São Paulo, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No ano passado, a produção foi afetada pela queda generalizada na venda de automóveis em decorrência da pandemia de covid-19, e o Paraná voltou à terceira colocação, atrás também de Minas Gerais.  

No Estado, a maior concentração de empresas está na Região Metropolitana de Curitiba, mas há outros polos importantes. Um dos que tem apresentado maior desenvolvimento nos anos recentes é o de Ponta Grossa, que desde 2013 abriga a fábrica da DAF Caminhões no Brasil.  

Parceria de sucesso  

E é com a DAF que o Sistema Fiep mantém uma das parcerias mais bem sucedidas no setor automotivo. Antes mesmo do início da operação da montadora, foi firmada uma colaboração com o Senai para a capacitação dos profissionais que trabalhariam na linha de produção. Para isso, foi criada em Ponta Grossa uma unidade da DAF Academy. Inicialmente ocupando um espaço provisório, em 2015 ela foi transferida para as instalações do Senai no município. Em novembro do ano passado, foi inaugurada a ampliação do espaço.  

O grande diferencial dessa oferta é que a estrutura do Senai foi totalmente adaptada de acordo com as demandas da montadora. Hoje, essas instalações servem para a capacitação de técnicos de toda a rede de concessionárias da DAF espalhadas pelo país. Enquanto a instituição disponibiliza técnicos de ensino que conduzem os cursos, a empresa fornece ferramentas, materiais, equipamentos e os caminhões necessários para a realização dos treinamentos de aperfeiçoamento e qualificação. A DAF Academy possui ainda instalações dentro da própria fábrica, em que são treinados os colaboradores da linha de produção, também em parceria com o Senai.  

Essa ação mostra de maneira efetiva como o Sistema Fiep pode atender às necessidades das indústrias, prestando um serviço personalizado e de qualidade

Carlos Valter Martins Pedro

presidente do Sistema Fiep 

Desde o início desse trabalho, foram realizadas mais de 7 mil horas de treinamentos, gerando mais de 2,7 mil matrículas nos cursos aplicados. Desde 2020, com as restrições da pandemia, foram intensificadas também as capacitações a distância.  

Qualidade que também foi reforçada pelo presidente da DAF Brasil, Lance Walters, na inauguração da ampliação. Segundo ele, em muitos casos, é na DAF Academy que os colaboradores e técnicos têm a primeira interação com os produtos da empresa. “É importante que esta estrutura também expresse a qualidade que nossa marca representa”, disse.  

Veja aqui as duas iniciativas que estreitaram ainda mais a conexão do Sistema Fiep com o setor automotivo.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política. Saiba mais.